terça-feira, 1 de junho de 2010

Como exercitar o seu cérebro

Não são só nossos músculos que precisam de uma academia, o cérebro também precisa se exercitar. Apesar de o crescimento dos neurônios praticamente parar depois dos 20 anos de idade, eles continuam realizando conexões e precisam de constantes estímulos para se manter funcionando direito. Durante muito tempo, jogos como o xadrez, a paciência e as palavras-cruzadas acabavam servindo como esse estímulo. Com o surgimento do videogame, o leque de exercícios aumentou drasticamente. Só estava faltando o personal trainer.

O site Cérebro Melhor oferece um treinador pra guiar o usuário pelos 20 games disponibilizados na página. O projeto foi baseado num site francês, que já foi traduzido para o alemão e o inglês. Segundo o francês Frank Bernard, criador do site original, jogar durante vinte minutos por dia, pode ajudar a melhorar as funções cognitivas, prevenir seu declínio e proteger contra o Alzheimer.

Para a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o diferencial do site é o treinador virtual, que guia o treino naquelas áreas em que o usuário tiver mais dificuldades. Os criadores dividiram as funções cerebrais a serem desenvolvidas em cinco categorias: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e percepção espacial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

San Francisco